8 de mar. de 2009

?¿ WoMen's DaY ¿?

Foi instituído com intuito de homenagear mulheres que, no passado, começaram uma revolução contra a inferioridade feminina na sociedade. Por esse motivo, 130 delas foram mortas num incêndio em uma fábrica norte-americana em 8 de Março de 1857.

No entanto, qual a verdadeira finalidade dessa data? No Brasil, tornou-se o dia de parabenizar as mulheres por serem mulheres,o que é louvável, porém pouco se relaciona com o verdadeiro sentido do "dia internacional da mulher". Afinal esta data não foi criada apenas com pretensões comemorativas.

Na maioria dos países, são realizadas conferências, reuniões e debates com o intuito de discutir a posição, o papel e o bem estar da mulher na sociedade contemporânea. Mesmo com toda a evolução, ainda existem muitos locais onde a mulher sofre com desigualdades, salários baixos, violência, jornadas de trabalho excessivas e falta de oportunidades no mercado de trabalho, fazendo com que este se torne também um dia de protesto, discussão e reivindicação.

Portanto o conceito de data comemorativa é falho, superficial e esconde a profundidade do verdadeiro motivo pelo qual o dia 8 de Março foi declarado "dia internacional da mulher"; que, além das homenagens, comemorações e discussões, é também um marco da reafirmação da mulher como parte integrante da sociedade com direitos e deveres iguais aos de qualquer cidadão, apesar de 24 horas não ser tempo suficiente para tanto.

IS JUST TO REMEMBER THAT WOMEN ARE WOMEN EVERY DAY'S!

18 comentários:

Bel disse...

Muito apropriada sua percepção... digna de uma MULHER QUE PENSA!

Hoje fiz um apanhado de posts que se referiram ao bendito/infame dia. Se tivesse visto o seu antes, certamente ele estaria lá. ;)

Bjoooo

Al Diolli disse...

Muito legal o seu blog.
Já faz um tempo que venho insistindo que a diferença entre homens e mulheres é apenas fisiológica. Somos todos humanos, filhos de um só criador e pronto.É inadmissível que ainda aja tanta discriminação.

Anônimo disse...

menina vc broca!

Érica disse...

muito legal!!é necessário perceber a mulher como um ser de valor, qualificá-la acima do senso comum...


Quanto ao meu texto, "Diário de mim" foi algo que criei para relatar de forma não muito explícita sentimentos que passava no momento. "Diário de eu" ficaria feio. Escolhi o mim só para dar uma graça,rsrsrs

É isso.
Bjos e até mais!

Rozilson disse...

É isso ai querida,
Tem mais é que se expressar mesmo!O que me deixa encabulado é que já há 2009 anos atrás, Jesus Cristo tomara atitudes concretas em benefício das mulheres que, hoje, apesar de toda a "evolução" da raça humana, muitas sociedades não chegam nem perto do estágio de dignidade que ele estabeleceu nos seus relacionamentos.
Foi tão grande a consideração dEle pela mulher que, mesmo agonizando na cruz ele estabeleceu que João tomasse conta de Maria ao dizer-lhe:" Mulher, eis ai o teu filho." E: "Filho, eis ai a tua mãe!"

Parabéns pelo belo texto.

Lua C. disse...

"...nascer mulher já é uma conquista e o início de uma nova batalha"
- autor desconhecido -

"O primeiro e maior exemplo de amor,cuidado,dedicação e importância que a mulher recebeu foi há aprox. 2000 anos atrás...um exemplo que era pra ser seguido por todos os homens,filhos,família e até pelas próprias mulheres..."

Um feliz dia da mulheer..que cada dia seja uma vitória alcançada com a força do Mestre dos mestres,que ama as mulheres! bjim ;D

Vampira Dea disse...

Concordo.Muito bom parabéns pelo blog.

Unknown disse...

eu sou mulher....e sei que somos mais que especiais...todo dia eh o nosso dia ,afinal sem nos este mundo para de funcionar....nos somos perfeitas...

Bernardo Rosenblatt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernardo Rosenblatt disse...

Concordo com você afinal se não fossem as mulheres nenhum de nós estaria aqui hoje, elas já foram alvo de todo tipo de discriminação e ainda são em vários países não somente os mulçumanos, mas em países como a China também, eu acho que o ideal seria o respeito máximo ao próximo, não importando sexo, credo, cor, status. isso sim seria o ideal. o ponto principal é: a quanto tempo estamos de tudo isso, quanto mais ainda teremos que sofrer, espero que não muito embora duvide.
Belo post parabens
Bernardo Rosenblatt
www.zonadeideias.blogspot.com

Unknown disse...

concordo plenamete com cada virgula...cada mulher tem direito de um lugar especial
na sociedade...por tudo q somos e fazemos...adorei tudo ...bjuhhhhhhhhh

SBIE disse...

'Dia da mulher', mas devemos respeitá-las todos os dias!

Legal o seu novo blog!

Adicionei-te no orkut!

Sucesso ae!

Vou visitar outras vezes nessa semana!

WELTON RAMALHO disse...

Meooo Você encherga coisas além do que elas existem.. Isso é aplaudivel..

Gostei do seu blog você te muita personalidade..

Me add no msn pra gente conversar um pouco..
weltonramalho@hotmail.com

bjão e c cuida

Anônimo disse...

O Blog Tem varios temas e tals !
Axei esse otimo !
Mais Agora vi a importancia desse dia que muitos naum daum valor ^^
parabens pelo Blog !!
e parabens As Mulheres (msm que seja atrasado ^^)

malu evelin disse...

MuitO bom!
nós mulheres
merecemos todo o
respeito e honra pois
somos seres especiais
de lutas e conquistas
adOoOro teu blog
=*

Poeta do Simples disse...

É cultural no Brasil (e em diversos lugares ao redor do mundo) falsear a realidade com festividades e ações paliativas, a posição feminina na sociedade é apenas mais uma parte do todo... É sempre revigorante perceber mulheres com senso crítico!

Grande bjo

GRUPO TWITTER disse...

Muito legal seu post tbm.
vlw por ter passado lá no meeu.

Abraços :*

professorabenta disse...

Anne, com certeza vc se dará muito bem no vestibular, pois vc é capaz de abstrair conceitos tão contraditórios... É mesmo de encucar: como o ser humano foi capaz de ir à lua, por exemplo, e ao mesmo tempo ser tão preconceituoso, né!? A escola pública precisa de muitas "Annes"... Sucesso!